quinta-feira, 18 de março de 2010

banco ativo de germoplasma do abacaxi


BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA

DO ABACAXI:


O Brasil sempre se destacou como produtor de ABACAXI (Ananas comosus (L.) Merril), ocupando o terceiro lugar na produção mundial, com 1.6 bilhões de frutos obtidos em uma área plantada de 60.988 ha (IBGE, 2006). É o mais importante centro de diversidade genética de abacaxi com ocorrência de diversas variedades locais, plantadas em escala reduzida para consumo local. Muitas formas selvagens de Ananas comosus (L.) Merril e de espécies afins, são nativas em várias regiões do Brasil. Apesar disso, apenas as variedades 'Pérola' e 'Smooth Cayenne' são plantadas para exploração comercial no País (Cabral et al., 1998), o que vem, juntamente com as atividades de antropização, colaborando para uma marcante erosão genética em A. comosus e espécies afins. Nesse contexto, esse Plano de Ação tem como objetivo desenvolver as atividades de coleta, intercâmbio, conservação, caracterização, avaliação e documentação de germoplasma de abacaxi, garantindo dessa forma a conservação desse recurso genético em consonância com a Plataforma Nacional de Recursos Genéticos.
Objetivos:
Introduzir, documentar, conservar, caracterizar, avaliar e disponibilizar o germoplasma de abacaxi e parentes silvestres, visando minimizar os efeitos da erosão genética e conhecer o potencial genético dos acessos preservados no BAG.

terça-feira, 16 de março de 2010

Bancos Ativos de Germoplasma de Hortaliças e Condimentares


BANCO ATIVOS DE GERMOPLASMA DE HORTALIÇAS E CONVIMENTARES:Grande número de "landraces" de hortaliças, raízes, tubérculos e condimentares é cultivado no Brasil, principalmente por pequenos agricultores. Muitas dessas espécies apresentam importância econômica, alimentar e social relevante, por estarem inseridas em um sistema de agricultura familiar, de subsistência e na cadeira alimentícia em praticamente todo o país. Em muitas áreas de produção, essas espécies vêm sendo mantidas pelos próprios agricultores, ao longe de décadas. Como conseqüência, criou-se uma ampla variabilidade genética destas espécies. No entanto, nos últiimos anos, devido a entrada de novos cultivos, seu cultivo vem sendo substituído pelo uso de cultivares modernas, que possuem uma base genética reduzida. Essa situação está aumentando grandemente o risco de perda de recursos genéticos de valor, tornando urgente a realização de atividades de coleta, conservação e caracterização de um amplo espectro de germoplasma como fonte potencial de genes importantes para o desenvolvimento de cultivares com tolerância a estresses bióticos e abióticos, mais produtivas e com maior qualidade nutricional. Neste sentido, o Projeto Componente 4 - hortaliças e condimentares - objetiva contribuir para o conhecimento e a preservação do germoplasma dessas espécies para o uso sustentado no agronegócio brasileiro e para a agricultura familiar, e se insere PLATAFORMA de Recursos Genéticos como uma estratégia fundamental para o domínio dos recursos genéticos no país. As atividades previstas incluem resgate de germoplasma, caracterização (morfológica, bioquímica, molecular, etc), conservação, criação da Base de Dados de Recursos Genéticos no Sibrargen e disponibilização das informações e serão desenvolvidas através de 20 Planos de Ação, envolvendo 8 unidades da Embrapa além da Embrapa Escritório de Negócios - Canoinhas. Essas unidades são reconhecidas como centros de referência na pesquisa de recursos genéticos. Os resultados esperados por este Projeto compreendem a ampliação da variabilidade genética, a organização e manutenção de bancos ativos de germoplasma, a agregação de valor por meio da caracterização e avaliação dos acessos, a identificação de fontes de genes de tolerância a estresses bióticos e abióticos, e a conservação da variabilidade genética a longo prazo em coleções de base, minimizando a erosão genética, e garantindo a segurança alimentar. Uma verdadeira e ampla base da dados e documentação destes bancos está também prevista como maneira de divulgar e disponibilizar informações e sementes aos interessados.
Objetivos:
Realizar coletas de hortaliças e condimentares em diferentes regiões do Brasil, de modo a resgatar, conservar e utilizar genes de interesse para os programas de melhoramento.
Realizar introduções de germoplasma de hortaliças e condimentares, a partir de coleções internacionais.
Incentivar o estabelecimento de novos bancos regionais de germoplasma em determinadas regiões do país.
Conservar acessos dos bancos de germoplasma de hortaliças e condimentares, por meio de multiplicação e/ou regenaração.
Recuperar ou regenerar acessos de germoplasma de hortaliças e condimentares, a partir de métodos de cultura de tecido (cultivo in vitro)
Obter, conservar e monitorar a viabilidade de sementes provenientes de polinização aberta (sementes botânicas)
Proceder à caracterização morfológica de acessos de hortaliças e condimentares, por meio de descritores já estabelecidos e identificação genótipos duplicados.
Desenvolver descritores morfológicos mínimos para aqueles produtos sem descritores estabelecidos.
Submeter os acessos de hortaliças e condimentares, conservados em BAGs, à avaliação agronômica.
Submeter os acessos de hortaliças e condimentares, conservados em BAGs, à avaliação para identificação de fontes de resistência a doenças.
Enviar, para a COLBASE (Cenargen), duplicação dos acessos conservados nos BAGs para serem conservados a longo prazo (-20°).
Criar bases de dados e inseri-las no SIBRARGEN/SIBAG disponibilizando dados de passaporte e aqueles relacionados à diversidade genética dos acessos conservados em bancos regionais de germoplasma de hortaliças e condimentares.

Banco Ativo de Germoplasma de Banana


BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DA BANANA

Associado à falta de resistência às principais doenças e pragas, a maioria das variedades comerciais de BANANA é pouco produtiva e têm porte alto. As perdas de produção causadas pela Sigatoka-amarela ou negra ou ainda pelo mal-do-Panamá podem chegar a 100%, a depender da cultivar e/ou condição de cultivo. Uma das estratégias para a solução dos problemas mencionados é a criação de novas variedades. O melhoramento só será possível se houver variabilidade disponível e em condições de uso (germoplasma introduzido, conservado, caracterizado e avaliado). A introdução de germoplasma ainda constitui-se em uma das mais importantes tarefas de criação de novas cultivares. Mediante introdução e avaliação de germoplasma, em alguns casos, foi suficiente para identificação de genótipos superiores. Para a continuação do programa de melhoramento de bananeira, faz-se necessário que novos acessos sejam introduzidos e que as introduções do banco de germoplasma de BANANA sejam devidamente caracterizadas.

alimentação de bailarina


ALIMENTAÇAO DE BAILARINA

Alimentação da BailarinaSaúde & Performance - Modalidades Esportivas
Geralmente a alimentação de bailarinas não é adequada já que exigências como a manutenção do baixo peso observado fazem com que atletas desse porte caminhem para distúrbios alimentares e uma conseqüente e severa perda de peso.
Observou-se em alguns estudos realizados que a alimentação de praticantes desse esporte é carente em cereais, fibras e proteínas. Foi ainda relatado que a dieta era ainda mais restrita em períodos de apresentações e que 60% das atletas tomavam suplementos vitamínicos, para que, assim, explicassem a carência desses nutrientes na alimentação.
Sendo assim, nota-se que muitas bailarinas sofrem de um distúrbio alimentar chamado anorexia, doença caracterizada pela importante perda de peso causada por uma redução drástica voluntária do consumo alimentar e consequente perda de apetite. Essa redução calórica é geralmente causada pela busca constante por um corpo magro exigido às bailarinas. Assim, a anorexia é um distúrbio alimentar proveniente de fatores biológicos, psicológicos, familiares e sócio-culturais.
Sabe-se que, como a dieta é pobre tanto em nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos) como em calorias, as bailarinas podem apresentar comprometimentos, principalmente se esses hábitos alimentares começarem ainda quando crianças. O período de crescimento e desenvolvimento pode ser prejudicado não chegando ao seu ápice. Por outro lado, a importância de uma aparência característica, retratando a magreza extrema torna muito difícil uma adequação da alimentação, assim, é indispensável uma orientação profissional para que não ocorra qualquer prejuízo.
A amenorréia é outro distúrbio comum entre atletas, atingindo de 27 a 50% das bailarinas, possivelmente ocasionada por dois motivos diferentes. Sabe-se que o exercício físico em excesso faz com que o hormônio prolactina seja liberado inibindo a ovulação. Além disso, é comum entre as bailarinas um controle exagerado na dieta e muitas vezes inadequado, fazendo com que a porcentagem de gordura corporal seja insuficiente para que ocorra o processo de ovulação.
Para manter o peso de uma forma saudável, algumas dicas são importantes:
Beba bastante água durante o dia, e principalmente durante o treino;
Coma mais alimentos com um alto teor de fibras (cereais como aveia e trigo, frutas como ameixa, mamão, maçã entre outros);
Procure fracionar a sua dieta fazendo vários lanches durante o dia;
Não pule refeições;
Coma devagar mastigando bem os alimentos;
Nunca deixe de atingir suas necessidades calóricas e adeque sua alimentação consumindo alimentos de todos os grupos, já que cada um deles possui diferentes e importantes funções no seu organismo:
Energéticos: pães, massas, cereais, bolos - responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades diárias;
Construtores: leite e derivados, carnes, ovo - responsáveis pela síntese ou reparação de tecidos do corpo;
Reguladores: frutas e verduras, legumes - responsáveis por regular todos os processos ocorrentes no organismo e melhorar a função intestinal.
A prática de qualquer atividade física não deve ser executada em condições de jejum sob risco de crises hipoglicêmicas precedidas de mal-estar, náuseas podendo até levar a perda momentânea da consciência. A prática da atividade física é recomendada com um consumo de alimentos ricos em carboidratos 2 horas antes da mesma, dentre esses alimentos estão pães, massas, açúcares, tubérculos, etc.
Durante a atividade, a manutenção da glicemia ocorre também com o consumo de alimentos em concentrações não tão altas de carboidratos como cenoura, vagem, sucos de frutas.
Após a atividade, o consumo dos alimentos com um maior teor de carboidratos é importante para a recuperação muscular e energética.Por se tratar de uma atividade física aeróbica de média intensidade, o balé apresenta um gasto energético de aproximadamente 5,2 Kcal por minuto (para uma pessoa de 50 Kg) assim, a dieta de uma bailarina deve ser calculada de acordo com as suas necessidades basais, acrescentando-se as necessidades causadas pela atividade física em questão.
Além disso, essa alimentação deve ser balanceada contendo todos os tipos de alimentos para que não haja carência de nenhum nutriente. Assim, a bailarina irá manter o peso desejado de uma forma saudável e não terá qualquer prejuízo relacionado à saúde, e ainda terá o desempenho adequado ao praticar o balé. Percebe-se então que todos os seus objetivos serão alcançados .

segunda-feira, 15 de março de 2010

maça emagrece!!!


A MAÇA EMAGRECE:

Existe um moderador de apetite que pode fazer você secar até 3 kg em apenas uma semana. Mas ele não está à venda na prateleira das farmácias. Para comprá-lo, você deve ir à feira, à quitanda ou ao supermercado. E o melhor: ele custa apenas R$ 1 por dia e é uma delícia! Trata-se de uma das frutas mais fáceis de se encontrar por aí: a maçã. Uma pesquisa recente, realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que ela é uma excelente aliada do emagrecimento.De acordo com os pesquisadores, uma maçã ingerida 15 minutos antes de uma refeição é cinco vezes mais eficiente no controle da fome do que um comprimido redutor de apetite. Essa verdadeira mágica proporcionada por um alimento tão natural e saboroso está ao alcance de todo o mundo, e sem receita médica. Com cerca de R$ 30 você compra as maçãs necessárias para um mês de dieta — são três por dia, ou cerca de R$ 1. Uma caixa com 30 comprimidos de um moderador de apetite pode custar até três vezes mais.E as vantagens dessa fruta não param por aí. Além de ser mais eficaz e mais barata que os medicamentos para emagrecer, essa fruta não provoca nenhum efeito colateral desagradável, como boca seca, insônia ou palpitações. Pelo contrário: a maçã traz muitos outros benefícios à saúde além do emagrecimento. Isso porque ela é rica em minerais, vitaminas e também substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento e previnem contra o câncer.
BY:Milena e Jane

banco ativo de germoplasma de tomate


BANCO ATIVO DE GARMOPLASMA DE TOMATE...
O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de TOMATE para processamento industrial. A grande variabilidade existente no gênero Lycopersicon tem possibilitado o desenvolvimento de TOMATE cultivares para atender as mais diversas demandas do mercado de para processamento e para o consumo in natura. A Embrapa Hortaliças possui uma coleção de germoplasma com cerca de 1600 acessos de TOMATE abrangendo sete diferentes espécies. Esta coleção constitui a base genética para os programas de melhoramento da Embrapa e de outras instituições de âmbito regional e vem sendo amplamente utilizada visando à introgressão de genes que conferem resistência a pragas e doenças, melhoria de qualidade de frutos e tolerância a solos salinos. Nos últimos treze anos, a multiplicação e caracterização morfológica de 1177 acessos de TOMATE foram realizadas, além da avaliação de vários acessos, para a resistência a doenças e pragas. A falta da multiplicação e conservação periódica da coleção implica na deterioração progressiva das sementes e na perda dos genótipos ao longo do tempo. Este fato impede ao conhecimento mais profundo dos acessos e restringe o aproveitamento dos mesmos para fins de melhoramento genético, gerando prejuízos para a sociedade. O enriquecimento da coleção através da introdução de germoplasma é de fundamental importância para que seja garantida a variabilidade do gênero Lycopersicon. Interrupções prolongadas nas ações de introdução de novos acessos para a coleção representam o risco de se deixar perder o que restou da variabilidade em outras coleções mundiais. A introdução e a manutenção da coleção de germoplasma de TOMATE da Embrapa Hortaliças representam ações de grande importância, pois implicam em manter ativa a base que permitirá a exploração da variabilidade genética intrínseca do gênero, em apoio direto aos programas de melhoramento, para desenvolver cultivares mais precoces, produtivas e resistentes e de melhor qualidade. Revestem-se também de grande relevância pelo fato da cultura do TOMATE representar um segmento expressivo do que é comercializado em termos de hortaliça - fruto no país.O diagnóstico dos recursos genéticos deste Banco será realizado pelo curador de Hortaliças, cuja atividade consta no PC Curadoria da Rede Transversal.Da mesma forma, os acessos de germoplasma desse banco serão mantidos em duplicata na coleção de base da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para se ter uma segurança da integridade de todos os materiais incorporados no Banco.
OBJETIVOS:
Desenvolver atividades de enriquecimento, multiplicação, conservação e documentação na coleção de germoplasma de TOMATE (Lycopersicon spp.)
RESPONSAVEL:
Milena e Jane

coisas saudaveis



COISAS SAUDAVEIS

AS COISAS SAUDAVEIS NEM SEMPRE SÃO AS MAIS GOSTOSAS OU...

NEM SEMPRE ESTÃO NO CARDAPIO DOS CONSUMIDORES...

PARA FAZERMOS UMA BOA DIETA, SABEMOS QUE PRECISAMOS DE MUITA SALADA EM NOSSO DIA-A-DIA...

MAIS TAMBÉM TEMOS QUE EVITAR MUITO SAL E VINAGRE..


COISAS GORDUROSAS:
BATATAS FRITAS, X-SALADAS, X-BURGERS, X-EGG, X-GORDINHO...
ISSO ESTRAGAM NOSSO CORPO POR DENTRO E POR FORA...
MAIS SEM QUERER FAZER PRESÃO, É DIFICIL
FICAR SEM COMER ALGO TÃO DELICIOSO COMO ESSE AI DA FOTO DO MC DONALD...

coisas deliciosas


Bem-vindos ao nosso blog de coisas deliciosas:

Aqui iremos colocar as coisas mais deliciosas da face da terra.

Também iremos colocar as coisas gordurosas e saudaveis do momento.
sabemos que as frutas são muito muito umportantes para a nossa saude e também sabemos que:
As gorduras nos afetam diariamente....
By: Jane e Milena